free website creator

Auditoria

As diligências fiscalizatórias do CRCPR no âmbito da Auditoria verificam e analisam os trabalhos completos da empresa de auditoria ou do auditor pessoa física realizados em empresas auditadas, e respectivas publicações do Relatório dos Auditores Independentes. É constatada a observância às Normas Brasileiras de Contabilidade emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos órgãos reguladores, tendo por escopo auferir os aspectos de validade dos trabalhos efetuados. Se for o caso, solicitam-se informações ao subscrevente do relatório e promovem-se diligências para a fiscalização dos papéis de trabalho. Na oportunidade, verifica-se a habilitação legal da equipe de trabalho, incluindo a comprovação de matrícula dos estudantes do curso de Ciências Contábeis.

Em outra frente, a fiscalização do CRCPR diligência no sentido de verificar a submissão das empresas de auditoria à revisão dos pares, conforme NBCPA11, de 08/12/2017 do CFC. Esta Norma passou a produzir efeitos a partir de 1º de janeiro de 2019, após a sua publicação e revogou as Resoluções n.os 821/1997, 851/1999 e 1.323/2011.

A NBC PA 11 – Revisão Externa de Qualidade pelos pares dentre outros pontos destaca o objetivo da revisão pelos pares que é o de avaliar os procedimentos adotados pelo contador que atua como auditor independente e pela Firma de Auditoria, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos de auditoria e asseguração desenvolvidos. 

Esta norma aplica-se, exclusivamente, ao auditor com registro na Comissão de  Valores Mobiliários (CVM) e tem como Programa os seguintes pontos: 


O Auditor deve submeter-se à Revisão pelos Pares, no mínimo, uma vez a cada ciclo de quatro anos, considerando que:

  1. a cada ano, no mês de janeiro, devem ser selecionados para inclusão no programa de revisão, por critério definido pelo CRE, os auditores que deverão submeter-se à Revisão pelos Pares, sendo, obrigatoriamente, incluídos aqueles que obtiveram seu cadastro na CVM no ano anterior, que será definido como o ano-base da revisão; 
  2. em decorrência de problemas específicos relatados pelo Revisor na última revisão, o CRE pode decidir por determinar períodos menores para a revisão nos trabalhos do Revisado;
  3. durante o ano, e desde que com justificativa formal, podem ser selecionados, para inclusão no programa de revisão, outros auditores que não foram selecionados em janeiro;
  4. em decorrência de problemas específicos que venham a ser identificados no Revisor, o CRE pode decidir por determinar a inclusão desse no programa de revisão do próprio ano, ou no do ano seguinte, ou ainda determinar períodos menores para a sua revisão.
Endereço

Rua XV de Novembro, 2987
Alto da Rua XV
Curitiba / PR
CEP 80045-340
Veja no mapa

Contato

Email: fiscalizacao@crcpr.org.br
Phone: (41) 3360-4700
Horário: 08h30 às 17h30